Estado de Buda - Atinja também o seu

Bem vindo ao blog oficial do Estado de Buda!

Diariamente estaremos incentivando você com bons pensamentos, boas idéias e perguntas cativantes que, com ênfase nos ensinos do budismo de Nitiren Daishonin, podem nos fortalecer para termos dias marvilhosos e cheio de energia e boa sorte!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Iniciação budista (parte 1) - O que é o budismo

Origem do nome: Budismo é a denominação dada aos ensinos do Buda. Do sânscrito, buddha foi o título honorífico dado a Sidharta Gautama, criador da doutrina filosófica e fundador do budismo. Sidharta, após atingir a iluminação, recebeu o nome de Sakyamuni, cujo significado é "O sábio do clã Sakyas".
Significado do termo Buddha: O iluminado.

Data provável de fundação: século VI a.C., na Índia.
Sentido prático da filosofia:

1. Não há distinção entre a divindade (Buda) e a humanidade (mortais comuns). Em nenhum sentido o Buda é tido como um ser superior, supremo ou transcendental. É uma condição presente em qualquer ser vivente.

2. É a filosofia do "conhecer a si próprio com profundidade e propriedade".

3. "Iluminar" é uma metáfora para "compreender" a vida.

4. Na prática, significa reconhecer a essência da vida para remover a escuridão e a ilusão ali instaladas por especulações promovidas por práticas religiosas que deram outro sentido à vida que não o original.

5. Promover mudanças em si mesmo e, consequentemente, nas suas próprias atitudes, a partir do entendimento do mecanismo de funcionamento da vida.

Contribuição de Karla Neugebauer

Já acessou nosso site hoje? Existe uma mensagem lá para você!
http://www.estadodebuda.com.br

5 comentários:

Elisson Magalhães disse...

Olá! Gosto muito do blog e do site tmb. Mas tenho uma duvida: como vc encara, ou se vc já teve alguma orientação sobre a publicação de matérias e textos sobre o Budismo Nitiren, no seu caso, num site ou blog não-oficial da BSGI??? Ah! Sou budista tmb e se quiser trocar idéias meu mail é: elisson.magalhaes@gmail.com
Att.

Unknown disse...

parabéns

muito esclarecedor

abraços

Unknown disse...

parabéns!

muito esclarecedor

abraços

Matheus Cavalheiro disse...

Ótimo o blog! Já estou no budismo a quase 2 anos, e acho muito legal estes artigos para que aqueles que estejam começando possam entender melhor.

Parabéns pelo blog! Seguirei sempre!

Eduardo Piereck disse...

Sentimentos autênticos são a marca registrada dos que almejam alavancar sua consciência. Tal qual o pássaro em pleno vôo, tome nota de tua garantia e direito, estrelando por tal área demarcada em teu próprio coração. Convido-o a conhecer www.sentidosplenos.blogspot.com

Estado de Buda - Últimos artigos