Estado de Buda - Atinja também o seu

Bem vindo ao blog oficial do Estado de Buda!

Diariamente estaremos incentivando você com bons pensamentos, boas idéias e perguntas cativantes que, com ênfase nos ensinos do budismo de Nitiren Daishonin, podem nos fortalecer para termos dias marvilhosos e cheio de energia e boa sorte!

sábado, 11 de outubro de 2008

Como os dez estados influenciam a sua vida?

Os Dez Estados (Jikkai) indicam as dez condições que uma única entidade de vida (você como pessoa por exemplo) manifesta com o passar do tempo.
O fator principal na condição essencial dos Dez Estados é a sensação subjetiva experimentada pelo “eu” nas profundezas da vida, isto é - o que acontece fora da sua consciência ou do que nós acreditamos que seja nossa consciência primária.

Que estados são esses? São inferno, fome, animalidade, ira, tranquilidade, alegria, erudição, absorção, bodhisattva e finalmente buda.

Mas na realidade todos os dias me pergunto, geralmente ao acordar, como esse princípio afeta nossa vida de forma prática.
A maioria das religiões de alguma forma pregam quanto à importância da bondade em relação à outros seres humanos e à natureza. Como budistas nós já entendemos que isso está integralmente ligado à lei de causa e efeito. O fato é que na maioria das vezes estamos muito 'cansados' ou 'irritados' ou simplesmente indiferentes quanto aos acontecimentos do dia a dia. Quando isso acontece, paro e reflito: Estou neste estado de vida! Ahá! Isso de alguma forma, humildemente falando, me proporciona uma chance maior de replicar: Posso mudar isso!

Mas porquê eu iria querer mudar isso? Por diversas razões. Os motivos que mais me convém são conseguir controlar minhas ações negativas para não facilitar para os efeitos negativos, para evitar passar por situações complicadas que vivem se repetindo (tendências cármicas), ou para simplesmente viver em paz comigo mesmo.

Às vezes, meu caro amigo no estado de erudição, é preciso refletir sobre a essência que ocupa nosso coração e compreender um pouco do estado em que você se encontra naquele momento de vida pode te dar uma chance a mais - de encontrar o caminho da iluminação e portanto ... ser feliz.

Para aprofundamento: http://www.estadodebuda.com.br/index.php/materias/principios-budistas/5-artigo-vsq/68-dez-estados-de-vida

3 comentários:

Mírian disse...

Olá, Adriano!
Antes de qualquer coisa, quero agradecer seu empenho e dedicação em manter o site e agora o blog. Tenha certeza que está realizando um trabalho de bodhisattva da terra através da rede. Parabéns!
Realizamos reunião de chakubuku semana passada e explanei o princípio dos dez mundos. O ponto que mais quis enfatizar foi justamente o sentido prático desse conhecimento na nossa vida. Usei trechos do seu conteúdo na explanação e tenho convicção de que atingi o objetivo.
Mais uma vez, obrigada!

Anônimo disse...

Olá,

Através do site e do blog "O estado de Buda" tenho conhecido esta doutrina e me encantado. Gostaia de saber como é possíel reconhecer-se em cada estado? E como trabalhamos os estados ruins para mudar nossa vida e estes estados?

Muito obrigada!!

pererekka disse...

Olá,

gostaria de agradecer a sua dedicação em dividir todo esse conhecimento e de forma organizada , exemplificar, o que é a prática budista.
Mesmo com a extranet, que tem muito material, o seu site facilita o caminho da compreesão junto com esse outro material, é claro que além dos meus amigos que estão me ajudando, achei fantástica a sua iniciativa.

Com certeza você é um grande valor.

Estado de Buda - Últimos artigos